BLOG

Meditação reduz a ansiedade do tratamento do câncer de próstata

Meditação pode reduzir a ansiedade relacionada ao tratamento do câncer de próstata

Navegue por tópicos:

Nenhum tipo de tratamento de câncer é fácil de enfrentar. E o tratamento do câncer de próstata não é diferente. Mesmo que o paciente seja acompanhado por um bom médico urologista durante todo o processo, tanto a saúde física como emocional são afetadas.

Por isso, é importante que, além dos cuidados médicos e do suporte familiar, os pacientes adotem outras medidas relacionadas ao bem estar emocional e a meditação tem mostrado bons resultados na redução da ansiedade

Então, vamos conhecer mais sobre como a meditação pode trazer benefícios para pacientes com câncer de próstata?

O que é a meditação?

Em resumo, a meditação é a elevação do estado de consciência na busca pelo equilíbrio entre corpo e mente. A meditação teve origem nas antigas tradições religiosas orientais, como o hinduísmo e o budismo. 

Mindfulness é uma forma de meditação, uma técnica de treinamento para manter a atenção plena, que não procura esvaziar a sua mente de pensamentos; trata-se apenas de prestar atenção nas ações do presente, sem ficar apegado ao passado ou sem se preocupar em excesso com o futuro.

A técnica tem sido amplamente utilizada como um tratamento adicional para oferecer aos pacientes de câncer de próstata uma melhor qualidade de vida.

Quais benefícios a meditação oferece aos pacientes em tratamento de câncer de próstata?

A meditação ajuda a reduzir o estresse e sofrimento emocional que podem ocorrer durante o tratamento do câncer de próstata, melhorando a qualidade de vida do paciente. Além disso, não interferem negativamente na cirurgia, radioterapia, terapia de privação hormonal, ou  quimioterapia.

Como começar com a meditação?

Veja algumas dicas para praticar a meditação em casa:

  • Em casa, eleja um local onde seja silencioso. Sente-se no chão com as pernas cruzadas, mantendo sua postura ereta. 
  • Feche os olhos e permaneça em silêncio, buscando respirar de forma tranquila; inspire o ar profundamente pelo nariz e solte o ar pela boca
  • Neste momento da respiração, tente encher os pulmões e expandir seu diafragma. Faça tudo lentamente para sentir a redução progressiva da frequência cardíaca. 
  • Em seguida, comece a pensar em um local tranquilo ou uma experiência agradável
  • Não se preocupe em afastar outros pensamentos. Permite que eles venham e saiam.
  • Após sentir um profundo relaxamento, abra novamente os olhos e sinta as mudanças que a meditação pode proporcionar

Começar a meditação pode ser um desafio para os iniciantes, porém existem formas de ter um auxílio nestas técnicas. Uma das melhores formas para começar com a prática são os vídeos de meditação guiada onde um locutor irá te guiar no passo a passo que você acabou de ver.

Certamente essa é uma prática que pode e deve acompanhar todo o seu tratamento para o câncer de próstata

Gostou deste texto? Esperamos que esse conteúdo ajude você e outras pessoas que enfrentam o tumor de próstata

Para tirar mais dúvidas, agende uma consulta com o Dr. Luiz Takano, um médico urologista em SP especialista em urologia minimamente invasiva

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!