BLOG

Estudo descobre como tratar câncer de próstata agressivo 

Estudo descobre como tratar câncer de próstata agressivo

Navegue por tópicos:

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. Estima-se que 66 mil novos casos de câncer de próstata ocorram por ano no Brasil. 

Há, porém, diferentes subtipos de câncer de próstata, sendo o mais comum adenocarcinoma, que, quando diagnosticado em fase inicial, apresenta grande chance de cura. 

Existem, contudo, outro subtipo de câncer de próstata mais agressivo e letal, o câncer de próstata neuroendócrino. Essa variante é responsável por um número significativo de óbitos, tornando crucial a pesquisa e o desenvolvimento de estratégias terapêuticas inovadoras para combatê-la.

Neste texto, exploraremos o estado atual da pesquisa médica, destacando a importância da identificação precoce, os estudos recentes e os métodos de tratamento atualizados, além de oferecer esperança aos pacientes por meio das perspectivas futuras. Acompanhe!

Câncer de Próstata Neuroendócrino

A maioria dos tumores malignos da próstata são adenocarcinomas com diferenciação luminal. No entanto, alguns tumores sofrem reprogramação celular para um subtipo mais letal denominado câncer de próstata neuroendócrino (NEPC), em que há diferenciação neuronal. 

A frequência de NEPC está aumentando devido ao uso generalizado de medicamentos para tratamento de câncer de próstata metastático (inibidores de sinalização de receptores de andrógenos). Atualmente, não existem tratamentos eficazes para NEPC.

Novas descobertas

A pesquisa médica tem se concentrado intensamente na compreensão e no tratamento desta forma letal do câncer de próstata. Estudos recentes têm lançado luz sobre as características do câncer neuroendócrino revelando alvos terapêuticos promissores e abrindo caminho para novas abordagens de tratamento.

Um estudo publicado em julho deste ano mostrou que a inibição de proteínas específicas pode diminuir o ciclo de sobrevivência de células cancerosas neuroendócrinas. 

A desmetilase 1 específica da lisina (LSD1) é uma proteína que participa da sobrevivência celular em cânceres. A pesquisa identificou que a LSD1 é altamente regulada positivamente em tumores de pacientes com NEPC versus adenocarcinoma. 

A supressão de LSD1 com RNAi ou inibidores alostéricos de LSD1 reduziu a sobrevivência das células NEPC. A análise de RNA-Seq revelou que o LSD1 reprime as vias ligadas à diferenciação luminal, e o TP53 foi a principal via reativada. Confirmou-se que o LSD1 suprimiu a via do TP53 reduzindo a ocupação do TP53 nos genes alvo, enquanto a função catalítica do LSD1 era dispensável para este efeito. A inibição do LSD1 interrompeu as interações LSD1-HDAC, aumentando a acetilação das histonas nos alvos TP53. 

Finalmente, a inibição do LSD1 suprimiu o crescimento do tumor NEPC in vivo. Estas descobertas sugerem que o bloqueio da função não catalítica do LSD1 pode ser uma estratégia de tratamento promissora para NEPC.

Perspectivas futuras e esperança

Embora o câncer de próstata neuroendócrino represente um desafio significativo, as perspectivas futuras são promissoras. A contínua pesquisa médica e o desenvolvimento de novas terapias estão abrindo portas para tratamentos mais eficazes e menos invasivos.

A genômica e a medicina de precisão estão revolucionando a abordagem do câncer de próstata, permitindo tratamentos personalizados que visam especificamente às características genéticas de cada paciente.

Concluindo, a batalha contra o câncer de próstata está em constante evolução, e os avanços na pesquisa médica estão proporcionando esperança aos pacientes. A identificação precoce, os estudos recentes e os métodos de tratamento atualizados estão moldando um futuro mais brilhante para aqueles que enfrentam essa doença.

A conscientização sobre a importância do diagnóstico e a pesquisa contínua são essenciais para garantir que mais vidas sejam salvas e que o tratamento continue a evoluir. 
Se você tem mais dúvidas sobre este assunto ou quer entender um pouco melhor o câncer de próstata e suas particularidades, entre em contato com a gente hoje mesmo e marque a sua consulta.

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!