Início » cálculo renal » Dicas para evitar cálculos renais

Dicas para evitar cálculos renais

Homem de idade tomando água seguindo as dicas de um médico urologista especialista em Cirurgia de Pedras nos Rins a Laser

As crises renais são um pesadelo para quem sofre de pedras nos rins. Muitas vezes é necessário, inclusive, Cirurgia de Pedra nos Rins a Laser.

Mas é importante lembrar que essa doença pode ser evitada. Bastam seguir alguns cuidados com a alimentação que iremos explicar neste novo artigo do Blog do Dr. Takano Médico Urologista

 

Dicas de Cuidados com a alimentação por um especialista em Cirurgia de Pedras nos Rins a Laser

 

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia neste ano, 5% a 13% da população tem Cálculos Renais.

Embora existam muitos fatores que contribuem para a formação dos cálculos, (genéticos, climáticos, sedentarismo) beber pouca ingestão de água e má alimentação são os mais importantes. Desse modo, médicos especialistas recomendam que mesmo os pacientes sem predisposição mantenham uma rotina saudável. 

Então, Veja a seguir algumas dicas para manter sua saúde renal. Assim, você pode evitar uma crise renal e evitar uma Cirurgia de Pedra nos Rins a Laser.

 

Beba bastante água

Constantemente substâncias presentes na urina tentam se juntar e formar cristais e Pedra nos Rins. Quando consumimos bastante água, essas substâncias são diluídas e se torna mais difícil que se agreguem. 

Por isso, é recomendada a ingestão de 2,5 a 3 litros de água por dia. É preciso lembrar que esse volume deve ser dividido ao longo do dia, isto é, devemos beber cerca de 1 copo de água por hora, para que a hidratação seja constante.  

Além disso, nos dias quentes e secos ou quando fazemos atividade física, perdemos bastante líquido e, muitas vezes, nem percebemos. Então é preciso ficar mais atento nessas situações e beber ainda mais água. 

 

Reduza a quantidade de sal (sódio)

Procure não exagerar no sal. Esse alimento contém grande quantidade de sódio, que aumenta o risco de formar pedra nos rins. 

Além do sal, alimentos com sódio como shoyu, sopas prontas, azeitonas e embutidos como bacon e linguiça devem ser evitados. 

 

Evite consumir carnes (proteínas) em excesso

O consumo exagerado de carnes sejam vermelhas, peixe ou frango pode sobrecarregar os rins. E eventualmente favorecer o aparecimento de pedras nos rins. 

Não estamos dizendo que não se pode consumir carnes, estamos sugerindo apenas que se evite consumir esses alimentos em excesso

O consumo adequado é de 0,8 – 1g de proteínas por kilo de peso por dia e um médico especialista em pedra nos rins ou mesmo um nutricionista podem ajudar nesse cálculo.  

Em casos de cálculos renais, procure por um especialista em Cirurgia de Pedra nos Rins a Laser

Os fatores que podem levar a formação de cálculos renais são variados e exigem um cuidado constante. Por isso é importante consultar regularmente o urologista e para que possa monitorar esses fatores.

 

Em casos emergenciais, procure Médico Urologista especialista em Cirurgia de Pedras nos Rins a Laser

Caso você já tenha pedra nos rins sofra com a formação de novas pedra nos rins repetidamente,  é indispensável ter o acompanhamento de um Médico Especialista em Cirurgia de Pedra nos Rins a Laser.

Afinal, o procedimento pode ter caráter emergencial e ter um médico com experiência nesse tratamento é essencial!

O Médico Urologista Dr. Luiz Takano já realizou mais de 1.000 procedimentos de Cirurgia de Pedra nos Rins a Laser minimamente invasivas. Se você tem pedra nos rins. Então, entre em contato e Agende sua consulta com o Dr. Luiz Takano!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!