BLOG

Diagnósticos de câncer de próstata caem durante a pandemia

Os diagnósticos de cancer de prostata caem durante a pandemia

Navegue por tópicos:

O câncer de próstata é o segundo câncer urológico de maior prevalência entre os homens e é um dos tipos de câncer que mais mata homens no Brasil. Isso ocorre pois, embora a chance de cura com cirurgia robótica seja bastante elevada (90%) quando a doença é encontrada em fase inicial, boa parte dos diagnósticos ocorre em fase avançada. 

A situação ficou ainda pior com a pandemia do novo coronavírus, que levou milhares de brasileiros a deixar de realizar exames e consultas periódicas, conforme indica pesquis. Saiba mais neste artigo da Clínica Takano de Urologia em SP!

Caem diagnósticos de câncer de próstata, bexiga e rim na pandemia

De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP), os diagnósticos de câncer de próstata, bexiga e rim tiveram queda de 26% em 2020.

O medo de contrair o novo coronavírus acabou afastando os pacientes de consultas e orientação médica em clínicas especializadas, hospitais e consultórios. Além disso, os serviços de saúde tiveram de desviar recursos para atendimento ao crescente número de pacientes com COVID-19, o que provocou cancelamento de consultas, exames e cirurgias. 

A pesquisa, que teve parceria com instituições de saúde paulistas que realizam atendimento de pacientes pelo SUS, revelou que até mesmo parte dos pacientes que já haviam iniciado o tratamento contra o câncer de próstata abandonaram o seguimento. 

Dados sobre câncer de bexiga e de rins

De acordo com o levantamento, houve queda de até 52% nos diagnósticos de câncer de bexiga e de até 63% nos casos de câncer de rim. 

Câncer de próstata

A pesquisa aponta uma redução média de 33% dos diagnósticos de câncer de próstata nas instituições participantes.

Isso não significa que há menos casos da doença. O número de casos permanece provavelmente estável, o que ocorreu foi uma redução no número de diagnósticos e, por conseguinte, tratamento. 

Como houve estabilização dos casos de COVID-19 no país, recomendamos que os pacientes retomem suas consultas de rotina, exames urológicos dia e mantenham o tratamento já iniciado. 

A Clínica Takano de Urologia está à disposição para orientar você, paciente, em tudo o que necessitar! 

Agende já uma consulta e tire suas dúvidas com o Dr. Luiz Takano! 

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!