BLOG

Cirurgia Robótica: um avanço na medicina minimamente invasiva

Cirurgia Robótica - Saiba seu avanço na urologia minimamente invasiva

Navegue por tópicos:

Até algumas décadas atrás, para operar um paciente, o médico cirurgião tinha que fazer grandes cortes. Isso para expor as estruturas e órgãos que precisavam ser tratados.  Com o avanço tecnológico, surgiu a laparoscopia, uma técnica que precedeu a cirurgia robótica, que permite realizar cirurgias menos invasivas.

Nela se fazem 3 a 4 cortes, com 0,5 a 1 cm cada, onde inserimos uma câmera bem fina. Em seguida inserimos uma câmera com grande aumento e delicadas pinças que são usadas para operarmos o paciente.

Vantagens da Cirurgia robótica em relação a “Cirurgia aberta”

Essa técnica revolucionou a medicina, trazendo muitas vantagens em relação à técnica de “cirurgia aberta”:

  • As cirurgias ficaram menos agressivas;
  • Com menor risco de perda de sangue;
  • Menor risco de infecção
  • Menor tempo de internação;
  • Menor necessidade de medicação para dor;
  • Menor tempo de afastamento do trabalho;
  • Melhor aspecto estético (cicatrizes menores, muitas vezes imperceptíveis).

Mas a laparoscopia tem algumas limitações. A visão do campo operatório é bidimensional, o que requer constante esforço para definição da profundidade e limitação dos movimentos.

Além disso, as pinças utilizadas nessa técnica não têm grande liberdade de movimento, tornando algumas cirurgias desafiadoras ou mesmo arriscadas.

Novos Robôs permitem resultados ainda melhores na cirurgia robótica. Veja mais neste outro artigo!

Foi então que surgiu a cirurgia robótica minimamente invasiva, que pode ser entendida como a evolução da laparoscópica.

Novas tecnologias para a cirurgia robótica para câncer de próstata

Como é feita uma Cirurgia Robótica minimamente invasiva?

Diferente do que pensam, a cirurgia robótica minimamente invasiva, NÃO é feita através da programação de um robô. Ou seja, ele não executa o procedimento de modo autônomo.

Na verdade, o robô apenas segura os instrumentos cirúrgicos e a câmera. Um cirurgião auxiliar fica junto ao paciente (ao lado do robô) e o cirurgião principal fica sentado em um console.

Que fica dentro da sala cirúrgica a alguns metros do paciente e controla os movimentos do robô.

A visão que o cirurgião tem do campo operatório é tridimensional e a câmera é controlada pelo próprio cirurgião, o que garante um posicionamento sempre adequado e ótima definição de profundidade.

Além disso, o robô reproduz os movimentos das mãos do cirurgião, garantindo uma ampla liberdade de movimento e mesmo que o médico tenha um pequeno, tremor, isso é filtrado e não é transmitido ao robô.

Agende sua Consulta

Isso significa que a cirurgia robótica tem todas as vantagens da laparoscopia e ganhos adicionais em termos de qualidade de visão, liberdade e delicadeza de movimentos, garantindo uma cirurgia muito mais precisa.

Ficou interessado em realizar este procedimento em seu quadro de câncer de próstata ou câncer de rim? Então entre em contato conosco hoje mesmo e agende sua consulta com um especialista cirurgia urológica robótica.

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!