Cirurgia Robótica: O futuro da medicina com tratamentos minimamente invasivos

Médico Explicando os benefícios da Cirurgia Robótica Minimamente Invasiva

Até alguns anos atrás, a cirurgia de próstata era realizada por um corte na barriga. Depois, veio a cirurgia por laparoscopia, em que se fazem pequenos cortes com cerca de 0,5cm a 1cm, por onde inserimos câmeras e pinças bem finas.

O que permite uma cirurgia com menos sangramento e recuperação mais rápida. Finalmente, o desenvolvimento e aplicação de tecnologias avançadas a medicina, permitiu que a laparoscopia evoluísse, surgindo a chamada Cirurgia Robótica.

Esse tipo de procedimento ainda é relativamente novo no Brasil e a maioria dos equipamentos necessários para esse procedimento estão em Hospitais em São PauloVamos conhecer neste post da Clínica de Urologia Takano tudo sobre esse tipo de cirurgia.

Como é a cirurgia robótica?

A Cirurgia Robótica é uma evolução da cirurgia laparoscópica. Como na laparoscopia, pequenas incisões, com cerca de 0,5cm a 1cm, são feitas e, por meio delas, o médico coloca câmeras e instrumentos.

A diferença é que câmera e os instrumentos são mais modernos, e acoplados a um robô. Que tem os movimentos comandados por um Médico Cirurgião, por meio de em um console que fica dentro da sala cirúrgica. 

Mas a câmera tem um grande aumento e é 3D, que permite visualizar as estruturas a serem operados com maior precisão. Além disso, as pinças são articuladas e tem um filtro de tremor, permitindo movimentos mais delicados e precisos.

Vantagens da cirurgia robótica para tratar câncer de próstata

A cirurgia robótica de câncer de próstata oferece várias vantagens em relação ao método tradicional.

  • Melhor preservação dos nervos responsáveis pela ereção
  • Melhor dissecção da uretra e menor taxa de incontinência
  • Menor risco sangramento
  • Menor tempo de internação
  • Menos dor no pós-operatório
  • Recuperação mais rápida
  • Cicatrizes menores

A prostatectomia robótica de próstata é cara? 

Com tantas vantagens apresentadas, é comum que o primeiro pensamento seja em relação ao custo dessa técnica. O preço da cirurgia robótica de próstata pode variar de hospital para hospital e de médico para médico. Mas tudo depende da estrutura e equipamentos do hospital, bem como do conhecimento técnico do médico. 

Aliás, essa é uma questão importante a se ressaltar. Mesmo com tanta tecnologia em mãos, nem todos os especialistas estão aptos a realizar a cirurgia robótica

Portanto, pesquise, busque informações e escolha um bom hospital e um médico experienteMas é preciso dizer que o custo dessa tecnologia vem diminuindo a cada ano e hoje já é bastante acessível

Então, se você quer tirar todas as dúvidas antes de decidir o procedimento, entre em contato conosco e veja como o Dr. Luiz Takano pode te ajudar!

Dr. Luiz Takano <meta name="author" content="Doutor Luiz Takano, Médico Urologista. CRM 119.898">

Dr. Luiz Takano

Urologista – CRM 119.898
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Formação em Cirurgia Urológica Robótica na Johns Hopkins School of Medicine.

Agende sua consulta

Outros Artigos

Fechar Menu
WhatsApp Fale Conosco!