BLOG

Benefícios da cirurgia robótica no tratamento do câncer de próstata

Médio explicando quais são os principais benefícios da cirurgia robótica

Navegue por tópicos:

O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens. Contudo, é também um dos tipos de câncer mais facilmente tratáveis por um médico urologista. Atualmente, o tratamento conta com um novo método, a cirurgia de próstata robótica.

A diversos benefícios da cirurgia de próstata robótica, por isso ela é vista como um procedimento revolucionário, com grandes avanços para a recuperação do paciente.

Benefícios da cirurgia robótica

Adotada por especialistas para tratar dessa doença, ela é especialmente vantajosa por ser uma prática minimamente invasiva. Com visão tridimensional e aumentada, movimentos mais delicados e precisos, o que permite melhores resultados em ereção e continência urinária.

O que é a cirurgia robótica no tratamento de câncer de próstata?

A cirurgia robótica – também chamada de prostatectomia robótica assistida – é uma evolução da cirurgia laparoscópica, feita com auxílio de um robô. O robô é composto de 3 máquinas: a unidade do paciente, a unidade controlada pelo cirurgião e a unidade de integração.

O robô apenas segura os instrumentos cirúrgicos e a câmera de alta definição, um cirurgião auxiliar fica junto ao paciente ao lado do robô. Já o cirurgião principal fica sentado em um console, dentro da sala cirúrgica, a alguns metros do paciente controlando o procedimento.

A visão que o cirurgião tem do campo operatório é tridimensional e a câmera é controlada pelo próprio cirurgião. O que garante um posicionamento sempre adequado e ótima definição de profundidade. 

Além disso, o robô reproduz os movimentos das mãos do cirurgião, garantindo uma ampla liberdade de movimento mesmo que o médico tenha um pequeno tremor, ele será filtrado e não é transmitido ao robô.

O que acontece durante a cirurgia de próstata?

Ao contrário da cirurgia aberta tradicional, a cirurgia robótica requer apenas cinco incisões com cerca de 0,5-1cm, na barriga. Por onde introduzimos uma câmera bem fina, mas potente e instrumentos delicados, que permitem que retiremos a próstata. Assim preservando os nervos responsáveis pela ereção e o esfíncter responsável pela continência.

​​​Cirurgia robótica vs Cirurgia convencional de próstata

A prostatectomia assistida robótica oferece muitas vantagens sobre a cirurgia convencional. Mas a primeira delas é o fato de este procedimento exigir grandes cortes.

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

Além disso, o risco de sangramento é bem menor, o paciente tem menos dor no pós-operatório, fica menos tempo internado e recupera de forma mais rápida, podendo voltar rapidamente a sua vida normal.

Quanto tempo dura o procedimento?

A cirurgia de próstata por robótica leva, em média, 2 a 4 horas para ser realizada. Mas tudo vai depender muito do estado clínico do paciente e se há dificuldades técnicas envolvidas.

Para que o procedimento seja tranquilo e sem intercorrências, é ideal que o paciente faça um acompanhamento prévio da doença com um médico especializado em cirurgia robótica.

Gostou do artigo de nosso blog? Deixe comentário e tire uma dúvida abaixo ou entre em contato com nossa clínica para fazer o agendamento da sua consulta! Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!