Algoritmo pode prever o risco do paciente desenvolver câncer de próstata

O desenvolvimento de novas tecnologias permitiu rápida evolução da medicina.  Para o tratamento do câncer de próstata, dispomos da cirurgia robótica, uma forma minimamente invasiva e eficaz de tratar a doença.

Houve também evolução nas ferramentas para diagnóstico do câncer prostático. Cientistas da Universidade de Cambridge desenvolveram um algoritmo para avaliar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata, utilizando informações genéticas e histórico familiar, o que pode ajudar na detecção precoce da doença em pacientes de alto risco  e reduzir a frequência de exames em pacientes com baixo risco.

Confira a seguir mais informações sobre essa novidade!

CanRisk-Prostate

O câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais influenciados por questões genéticas.

Genes BRCA2, HOXB13, BRCA1 estão associados a câncer de próstata agressivo e podem ser transmitidos hereditariamente. Há também outros genes  associados à doença menos agressiva, mas quando presentes em grande número, podem determinar o surgimento de câncer prostático agressivo.

Para o desenvolvimento do algoritmo, os pesquisadores analisaram a incidência do câncer prostático e alterações genéticas associadas ao desenvolvimento da doença em 17.000 famílias.

Um em cada seis homens (16%)  irão desenvolver câncer de próstata até os 85 anos. Usando o algoritmo, os pesquisadores conseguiram prever que o risco era maior (27%) em homens que tiveram o pai diagnosticado com a doença em idade avançada (80 anos), mas muito maior (42%) se o pai foi diagnosticado aos 50 anos.

O risco de desenvolver câncer prostático é ainda maior (54%) se houver mutação do gene BRCA2.

In practice, say the researchers, clinicians will be able to use any combination of cancer family history, rare and common genetic variants to provide a personalized risk.

Para validar o modelo, os pesquisadores utilizaram um banco de dados de informações genéticas de 170.000 indivíduos anônimos.

E, por meio da ferramenta, conseguiram identificar que 86% dos indivíduos do banco de dados que desenvolveram câncer prostático estavam no grupo de alto risco previsto pelo algoritmo.

Qual a importância do uso deste algoritmo no diagnóstico do câncer de próstata?

O câncer prostático possui altas chances de cura quando identificado precocemente.

O algoritmo pode auxiliar no direcionamento de recursos e exames para pacientes de alto risco de desenvolver câncer de próstata, poupando os pacientes de baixo risco de exames invasivos e potencialmente desnecessários

Caso você seja um paciente com câncer de próstata ou queira fazer consulta de rotina para diagnóstico precoce, agende uma consulta.