BLOG

Você sabia que o “Cálculo Renal” pode acometer outros pontos do aparelho urinário?

Médico esperando mais um paciente com sintomas de cálculo renal

Navegue por tópicos:

Cálculo Renal, também conhecido como Pedra nos rins, provoca a maior dor que pode ser sentida na região das costas . Acomete mais homens que mulheres e dizemos que é a dor mais próxima a do parto que um homem pode sentir.

Apesar dessa doença ser conhecida como “pedra nos rins”, a mesma pode acontecer em outros pontos do aparelho urinário, ou seja, pode acontecer nos rins, ureteres, uretra e bexiga.

A dor geralmente acontece na parte lombar, somente de um lado do corpo e não é constante. Pode ser sentida na região lombar alta, assim como na pelve, caso o Cálculo Renal (pedra) tenha alcançado essa região.

Mas alguns dos quadros podem ser assintomáticos, então fique atento

 Geralmente isto acontece quando o Cálculo Renal está alojado no ureter obstruindo a via urinária. O perigo é que este quadro pode provocar perda ou mesmo a destruição do tecido do rim comprometendo o seu funcionamento.

É importante lembrar que como temos dois rins, quando isto ocorre o paciente pode continuar urinando normalmente.

Sendo assim, mesmo que a pessoa tenha somente um episódio de cólica renal é necessário que a mesma consulte um urologista. Dessa forma o médico poderá investigar se realmente o que o paciente teve foi um episódio de cólica renal, se a pedra foi eliminada e se não existe nenhum outro cálculo alojado em alguma parte do sistema urinário.

É importante lembrar que a chance de uma pessoa que já teve cólicas renais é muito alto. A taxa de incidência fica de 80% para os homens e 40% para as mulheres. Identificar se há um distúrbio metabólico é super importante para que sejam evitados novos episódios de crises de dor.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre Cálculo Renal? Agende sua consulta hoje mesmo!

Então, se você quer entender mais sobre esse problema você pode acompanhar nosso blog, e ficar atento aos artigos que postamos. Abordamos desde assuntos relacionados aos cálculos renais até ao problemas na próstata e na bexiga.

Mas se você deseja um atendimento mais personalizado, o ideal é agendar sua consulta! Nela irei responder todas as dúvidas que podem surgir sobre a doença, tratamentos e sobre a cirurgia robótica!

Para agendamento de consultas, acesse nossa página de contato!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!