Câncer de Rim

Novo Exame de Imagem Permite o Diagnóstico não Invasivo do Câncer de Rim

A detecção precoce é um aspecto essencial para o sucesso no tratamento do câncer de rim

No entanto, diferenciar tumores malignos de lesões benignas sempre foi um desafio. 

Exames de imagem como ultrassom, tomografia, ressonância e PET scan podem detectar precocemente tumores renais; mas não permitem definir a natureza da doença. 

Mesmo a realização de biópsias pode ser inconclusiva.  

Recentemente, o desenvolvimento de um novo exame de imagem vem demonstrando elevada precisão na identificação do carcinoma de células renais claras, o tipo mais comum de câncer renal. 

Essa descoberta traz uma nova perspectiva para pacientes que buscam uma segunda opinião câncer de rim e alternativas mais precisas de diagnóstico e tratamento.

O que é carcinoma de células renais claras?

O carcinoma de células renais representa cerca de 90% das massas renais. 

Embora existam 12 subtipos, 75% dos carcinomas de células renais são carcinoma de células claras, sendo responsável por até 90% das mortes associadas a esse tipo de câncer. 

Ele recebe esse nome devido à aparência do tumor ao microscópio, onde as células do tumor parecem transparentes. 

Trata-se de uma neoplasia com alto potencial de crescimento. Embora exames de imagem convencionais sejam úteis, muitas vezes não conseguem distinguir massas renais benignas de tumores malignos, resultando em cirurgias desnecessárias ou mesmo atraso do tratamento.

Avanços na detecção do carcinoma

Uma nova técnica de imagem, desenvolvida a partir de uma pesquisa envolvendo diversos países, utiliza o anticorpo monoclonal 89Zr-TLX250 para identificar com alta precisão as células do carcinoma de células claras. 

O anticorpo se liga à proteína CA9, expressa em até 95% dos carcinomas de células renais claras. Após a administração do radiofármaco, o paciente é submetido a um exame de PET-CT, que revela a presença do tumor por meio de “pontos de luz” nos locais onde a proteína foi detectada.

Esse método demonstrou sensibilidade de 85,5% e especificidade de 87,0%, com desempenho positivo mesmo em tumores menores que 2 cm. 

Impactos no diagnóstico e tratamento do câncer de rim

A precisão do exame PET-CT com 89Zr-TLX250 reduz o número de biópsias e cirurgias exploratórias, favorecendo decisões clínicas mais assertivas. 

Para pacientes que buscam uma segunda opinião sobre câncer de rim ou desejam entender melhor suas opções terapêuticas, esse exame oferece informações mais confiáveis.

Cirurgia robótica e abordagem minimamente invasiva

A identificação do tipo de tumor renal é essencial para definir o plano cirúrgico mais adequado. 

Quando confirmada a malignidade, a cirurgia robótica tem se destacado como uma das melhores opções para o tratamento do câncer de rim. 

Essa abordagem minimamente invasiva oferece maior precisão na retirada do tumor, menor tempo de recuperação e menor risco de complicações. 

Associada a um diagnóstico confiável, a cirurgia robótica permite melhor preservação da função renal e proporciona resultados oncológicos equivalentes à cirurgia aberta.

Onde buscar orientação especializada

O avanço nas técnicas de diagnóstico e nas opções terapêuticas reforça a importância de contar com um especialista altamente qualificado. 

O Dr. Luiz Takano é urologista com ampla experiência em cirurgia robótica e no tratamento minimamente invasivo do câncer de rim. 

Para pacientes que buscam uma segunda opinião ou desejam discutir o melhor tratamento para câncer de rim, o Dr. Takano oferece uma abordagem individualizada, segura e baseada nas evidências mais recentes.

Para agendar uma consulta, entre em contato.

Dr. Luiz Takano