BLOG

Entenda o que é Hiperplasia Prostática Benigna

Homem no consultório médico preocupado por conta da hiperplasia prostática benigna

Navegue por tópicos:

Antes de falarmos sobre a hiperplasia prostática benigna (HPB) é importante que você saiba o que é a próstata. A próstata é um órgão exclusivo do sexo masculino.

Encontra-se na pelve, próximo a bexiga e envolve o canal da urina. Sua função é produzir grande parte do líquido que forma o esperma e esse líquido, por sua vez, tem a função de garantir que o espermatozoide sobreviva.

Entenda o que é a Hiperplasia prostática benigna

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a próstata, vamos falar sobre hiperplasia prostática benigna (HPB). Traduzindo do “mediques”, isso significa simplesmente aumento da próstata.

À medida que o homem envelhece, a próstata vai aumentando de tamanho. É algo tão frequente, que,  aos 90 anos de idade, 90% dos homens vão apresentar esse quadro.

Isso NÃO é câncer de próstata, o câncer é outra doença. As 2 doenças podem acontecer ao mesmo tempo, mas são doenças diferentes.

Mas se a HPB não é câncer, qual o problema que ela provoca? Como o canal da urina (uretra) passa por dentro da próstata, à medida que a próstata aumenta, pode comprimir o canal da urina, tornando cada vez mais difícil o esvaziamento de urina pela bexiga.

Sintomas da hiperplasia prostática benigna:

  • Jato de urina fino e fraco;
  • Demora para começar a sair urina;
  • Gotejamento persistente ao final do ato de urinar;
  • Interrupção do jato de urina, sendo necessário “fazer força” para reiniciá-lo;
  • Vontade frequente de urinar, causando a sensação de não ter conseguido esvaziar completamente a bexiga;
  • Vontade súbita e intensa de urinar;
  • Dor ao urinar;
  • Acordar a noite mais de uma vez para urinar;
  • Presença de sangue na urina.

Somente o Médico Urologista possui formação e treinamento adequados para fazer  o diagnóstico e tratamento dessa doença. Afinal, problemas de saúde complexos exigem o tratamento de um especialista.

Agende sua Consulta com o Dr Luiz Takano

Você achou nosso artigo útil mas quer saber mais sobre Hiperplasia Prostática Benigna e outras doenças de próstata? Então não esqueça de acompanhar nosso blog e ter sempre artigos com mais informações sobre saúde e prevenção!

Mas se você começou a apresentar sintomas e quer ter um diagnóstico completo sobre sua condição e um acompanhamento preventivo? Então não deixe de agendar sua consulta comigo hoje mesmo!

Logo Doctoralia

Classificação geral

5/5

52 opiniões de pacientes

Dr. Luiz Takano destaca-se pelo caráter atencioso e humano, entendendo e respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Evita realizar procedimentos desnecessários, pois sabe que nem sempre o melhor tratamento é cirurgia. Há muitas doenças em que a cura pode ser alcançada simplesmente com medicamentos.

Formação médica Dr Luiz Takano

Outros Artigos

Agende sua Consulta!